quinta-feira, 21 de abril de 2016

Evangelho do dia - "Quem me recebe, recebe aquele que me enviou."

5ª-feira da 4ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 13,16-20

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13,16-20

Depois de lavar os pés dos discípulos,
Jesus lhes disse:
16Em verdade, em verdade vos digo:
o servo não está acima do seu senhor
e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou.
17
Se sabeis isto, e o puserdes em prática,
sereis felizes.
18
Eu não falo de vós todos.
Eu conheço aqueles que escolhi,
mas é preciso que se realize o que está na Escritura:
'Aquele que come o meu pão
levantou contra mim o calcanhar.'
19
Desde agora vos digo isto,
antes de acontecer,
a fim de que, quando acontecer,
creais que eu sou.
20
Em verdade, em verdade vos digo,
quem recebe aquele que eu enviar,
me recebe a mim;
e quem me recebe,
recebe aquele que me enviou.'
Palavra da Salvação.


Comentário
Jesus há pouco realizou o gesto simbólico da lavação dos pés dos apóstolos que, depois, convida a imitá-lo. E o faz com uma frase que está presente também nos outros Evangelhos: "Não é o servo maior que o seu senhor” (Mateus 10,24). A imitação se estende até o limite extremo do martírio que Jesus sente sobre si através da traição de Judas, evocado mediante uma citação bíblica (Salmo 40[41],10). Mas Cristo se ergue além da morte, sendo ele como o "Eu sou”, o Deus da sarça ardente. E o trecho se conclui com uma palavra de confiança para os discípulos, já presente também em Mateus 10,40: "Quem acolhe quem eu mandar, a mim acolhe”.
 
Reflexão
Na comunidade de Jesus, não há lugar para prepotências, vaidades. Ele é o mestre e os discípulos não podem ser mais que ele, nem pretender outro caminho diferente do que ele seguiu. Ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus deixou uma lição clara: é maior quem serve a todos. O próprio Jesus afirmou, em outra ocasião: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). O caminho que Jesus traçou para nós é o da fraternidade e do serviço, simbolizados na atitude de lavar os pés uns dos outros. Jesus faz dos apóstolos os mensageiros do Altíssimo. Quem os acolher, estará acolhendo Cristo e o Pai.
(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

 Recadinho: - Qual a grande lição de Jesus? - Você se examina frequentemente para saber se está sendo humilde? - Você procura mais ouvir do que falar? - Como você transmite Cristo ao próximo? - Sua vida é um serviço constante?

Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário