terça-feira, 12 de abril de 2016

EVANGELHO DO DIA - Eu sou o pão da vida.

3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 6,30-35

Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos
dá o verdadeiro pão do céu.
+ Proclamação do Evangelho Jesus Cristo seg. São João 6,30-35
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus:
30'Que sinal realizas, 
para que possamos ver e crer em ti?'
Que obra fazes?
31
Nossos pais comeram o maná no deserto,
como está na Escritura:
'Pão do céu deu-lhes a comer'.
32
Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
não foi Moisés quem vos deu
o pão que veio do céu.
É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
33
Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu
e dá vida ao mundo.'
34
Então pediram:
'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.
35
Jesus lhes disse:
'Eu sou o pão da vida.
Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 6, 30-35

Quem vai até Jesus não terá mais fome e quem crer nele não terá mais sede. Jesus coloca à nossa disposição não os bens transitórios desse mundo, mas os verdadeiros bens, aqueles que são perenes, que são eternos. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam Jesus. Somente a partir do conhecimento da sua pessoa e do seu reconhecimento como Filho de Deus é que as pessoas poderão desfrutar dos dons do alto que o Pai nos concede por meio de Jesus e podem ter a verdadeira vida, pois ele é o Pão da Vida, o Pão da verdadeira saciedade, que sempre se dá a todos nós em alimento para a vida eterna.(CNBB).

 Reflexão
O maná, “o pão que veio do céu”, foi dado ao povo faminto no deserto como ato benevolente de Deus. Mas o maná satisfazia apenas as necessidades temporais. Jesus oferece muito mais, ao dar o alimento capaz de apagar para sempre as necessidades mais profundas de toda pessoa e da sociedade. E este alimento é ele mesmo em pessoa. Jesus é o grande dom entregue pelo Pai à humanidade que caminha tateando pelas estradas do mundo. Jesus é o verdadeiro sinal do amor de Deus, o caminho único que leva ao Pai. Com fé esclarecida e viva disposição para aderir a Jesus, façamos ecoar, em nossas liturgias e no íntimo de cada um de nós, o pedido pelo pão celeste: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”.

(Dia a dia com o Evangelho 2016 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)


Recadinho: - O povo pede sinais a Jesus! Quem neste mundo realizou mais sinais que Ele? - Em que consiste para mim ter fome de Deus? - Tenho algum testemunho sobre a sede de Deus em mim? - Em que consiste? - Jesus nos sustenta, nos renova, dá vida. Basta pedir sua presença em nós!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário