quinta-feira, 11 de junho de 2015

Evangelho do Dia - "De graça recebestes, de graça deveis dar!"

Ano B - DIA 11/06

    

O Reino dos Céus está próximo! - Mt 10,7-13

No vosso caminho, proclamai: “O Reino dos Céus está próximo”. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

O texto de nossa meditação nos apresenta diversas orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus: curai os doentes, não leveis ouro nem prata, saudai com a paz... Como discípulos missionários, acolhemos também em nosso dia as recomendações do Senhor. Rezemos: Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto em si? A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Qual é a missão confiada aos Doze? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?
"O evangelho delineia o procedimento do missionário. O centro do anúncio é a proximidade do Reino dos Céus. João Batista inaugurara este anúncio. A proximidade do Reino significa que ele está ao nosso alcance, para ser vivido dia a dia. A natureza do Reino é a prática da justiça que liberta e regenera a vida.
Ao missionário é fundamental o despojamento. Os filósofos itinerantes gregos praticavam tal tipo de despojamento para demonstrar austeridade. Contudo, para o missionário o despojamento não é um fim em si. É um ato de libertação para colocar-se inteiramente a serviço da missão. E é um ato de confiança na providência de Deus, que opera através dos homens e mulheres. Pelo seu despojamento o missionário abre os corações daqueles a quem ele é enviado. Nas cidades ou povoados o missionário não deve procurar a sinagoga, mas a casa de alguém digno. Podemos ver aí os critérios para a fundação e articulação de novas comunidades domésticas, que poderiam acolher outros missionários". (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
 

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim, hoje? Qual palavra mais chamou minha atenção? Qual é o convite que o Senhor dirige a mim? Acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a mim? Por que a necessidade de viver o despojamento no seguimento de Jesus? Por que o mensageiro de Deus deve ser instrumento de paz? Como batizado, vivo a minha missão de ser promotor da paz?

 

3- Oração (Vida)

Oração Missionária
Senhor Jesus, somos teus discípulos, queremos seguir teus passos e pedimos que nos envies como missionários, sustentados e guiados pela força do teu Santo Espírito.
Que a tua graça, Senhor, se manifeste na nossa fraqueza, e que nunca deixemos de combater o bom combate da construção do teu Reino de amor, paz e justiça.
Senhor Jesus, concede-nos o dom maior, que é o teu amor derramado em nossos corações e transbordado em nossa vida. Transforma o nosso homem velho interior em construtor da humanidade nova, para a glória do Pai, que faz tudo concorrer para o bem daqueles que O amam.
Por intercessão do grande Apóstolo Paulo, que possamos também nós, cheios de ardor missionário, anunciar o teu santo Evangelho, fermentando de amor a massa do mundo.
Obrigado, Senhor, pelos imensos dons que de ti recebemos, aumenta a nossa fé, não nos deixes desanimar de lutar, que nunca nos cansemos de amar e dai-nos a graça de perseverar no bem.
Tu, que vives com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(Composta pela Arquidiocese de São Paulo)
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus? 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Comentário
As recomendações aos discípulos que Jesus envia
A perícope de hoje é parte do discurso missionário, sequência do envio dos Doze em missão. Trata-se de uma série de recomendações dadas aos discípulos que Jesus envia. O anúncio da proximidade do Reino de Deus deve ser acompanhado de gestos que libertam as pessoas do mal que as aprisiona e escraviza. Esse mal, presente no coração do ser humano, impede de reconhecer a irrupção do Reino de Deus na pessoa de Jesus, nos seus gestos e nas suas palavras. O mal que desfigura o ser humano impede o homem de resplandecer como reflexo da luz divina. A confiança necessária para a realização da missão não deve estar nos meios, mas na pessoa de Jesus, que está sempre presente onde quer que os discípulos possam ser enviados (cf. Mt 28,20). Daí que o despojamento deve caracterizar a vida daquele que aceita seguir o Senhor e ser enviado em missão por ele. A paz é a saudação característica do mensageiro de Deus (cf. Is 52,7). A paz a ser oferecida é a paz do Cristo ressuscitado. Essa paz deve ser oferecida, e não imposta. A aceitação ou a recusa dessa paz é sinal de que o dono da casa é digno ou não, e de que o missionário deve ou não permanecer naquela casa.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, faze de mim um instrumento para a construção da paz desejada por Jesus. Paz que se constrói na comunicação dos bens divinos a cada pessoa humana.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário