terça-feira, 23 de junho de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 23/06

    

Entrai pela porta estreita! - Mt 7,6.12-14

Não deis aos cães o que é santo, nem joguei vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!

Leitura Orante

Oração Inicial

Neste novo dia que o Senhor nos concede como dom, vamos fazer a nossa Leitura orante confiantes no Senhor que revela-se a nós por meio da Palavra. Ele fala aos nossos ouvidos e ao nosso coração e indica-nos o caminho certo a seguir.
Pedimos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível. Amém. 
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz a narrativa? O que representam os cães e os porcos segundo o texto? Qual é o apelo principal ou regra de ouro presente no texto? De que porta se trata quando Jesus afirma: "Entrai pela porta estreita"?
"No evangelho de hoje temos mais três sentenças avulsas que integram a coletânea do Sermão da Montanha. A primeira sentença, com o 'santo' e as 'pérolas', em oposição aos 'cães' e aos 'porcos', é tão estranha aqui no Sermão da Montanha quanto discriminatória. Embora imprópria, há quem a interprete como uma advertência para se evitar a insistência do anúncio evangélico a quem demonstre má vontade.
A sentença que se segue é conhecida pela formulação: 'Fazei aos outros tudo o que quereis que eles vos façam'. Esta é uma máxima antiga que faz parte da cultura universal. Jesus resume a Lei e os Profetas na prática desta máxima. A expressão 'fazei... tudo...' indica o compromisso concreto e total com o próximo.
A última sentença apresenta as duas 'portas' e os dois 'caminhos'. Trata-se da porta de uma cidade, aonde se chega após caminhar pela estrada. As estradas e portas largas eram as grandes obras do império romano, construídas para melhor explorar os dominados. As estradas e as portas estreitas são as que levam aos excluídos em suas humildes vilas. O discípulo deve rejeitar as estradas do império e seguir o caminho ao encontro dos excluídos." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
 

2- Meditação (Caminho)

Qual mensagem o texto comunica para minha vida? Como compreendo a orientação de Jesus: "tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles"? Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim? Procure acolher em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou na sua oração. 
 

3- Oração (Vida)

Motivados pela Palavra, somos convidados a assumir que o bem que fazemos aos outros é nosso próprio bem. Apresente ao Senhor o apelo que a Palavra despertou para o seu dia. Faça sua oração trazendo também presente as pessoas que você encontrou e encontrará durante o dia, suas necessidades, sofrimentos, alegrias, as vítimas da violência, os cristãos perseguidos...

"Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.
Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água.
Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.
Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo.
Quando minha cruz parecer pesada, deixe-me compartilhar a cruz do outro.
Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado.
Quanto não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos.
Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.
Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.
Quando sentir a necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha.
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender.
Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa.
Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome, no mundo de hoje.
Dai-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria."
(Madre Teresa de Calcutá) 
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus? 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Comentário

Jesus é a porta
Trata-se de um convite ao discernimento. À primeira vista, as palavras de Jesus parecem enigmáticas. Os cães são para o Salmo 22 símbolo dos inimigos do justo (Sl 22[21],17); os porcos, símbolo dos pagãos; assim chamados os romanos. Trata-se de não profanar o que é santo e agir com discernimento e prudência. Por causa de sua fé os cristãos foram perseguidos. A regra de ouro é conhecida tanto no universo bíblico como extrabíblico. Trata-se de uma regra de solidariedade (ver: Eclo 31,15). A regra de ouro pode ser considerada uma variante do amor ao próximo que, unido ao amor de Deus e precedido por ele, é a plenitude de toda a Escritura. Os versículos 13 e 14 utilizam a imagem tradicional dos dois caminhos (ver, por exemplo: Pr 4,10-19). “Entrai pela porta estreita...”. De que porta se trata? É a própria mensagem de Jesus que deve ser posta em prática pelos discípulos. Jesus mesmo, toda a sua existência, é o caminho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6); ele é igualmente a porta: “Eu sou a porta das ovelhas (...) quem entra por mim será salvo” (Jo 10,7.9). Para os que cremos, o acesso ao mistério de Deus e ao seu Reino só é possível através de Jesus Cristo, “mediador entre o céu e a terra”.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Espírito de sacrifício, dá-me força para abraçar as propostas do Reino, embora tenha de pagar um preço elevado por esta minha opção.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário