quarta-feira, 24 de junho de 2015

Evangelho do Dia - "A mão do Senhor estava com ele!"

Ano B - DIA 24/06


    

Natividade de João Batista - Lc 1,57-66.80

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!”. Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?”. De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.

 
Leitura Orante

Oração Inicial

Celebramos hoje a Solenidade da Natividade de São João Batista. No nascimento do menino reconhecemos que Deus cumpre o que promete. Iluminados pela Palavra de Deus, também nós possamos celebrar em nossa vida a fidelidade e o amor de Deus que se manifestam no dia a dia.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Quais são os personagens presentes na narrativa? Qual é a mensagem que o evangelista deseja nos transmitir? Quem é João Batista? Como entendo a sua missão?
"Os evangelhos, na medida em que procuram resgatar e interpretar memórias da vida de Jesus, apresentam semelhanças com as antigas biografias de profetas e de filósofos. O evangelho de Marcos, o mais antigo dentre os canônicos, apresenta a história de Jesus começando com o batismo de João e terminando, após a crucifixão de Jesus, com o encontro do túmulo vazio pelas mulheres. Um anexo tardio apresentará narrativas de aparições, extraídas dos outros evangelhos. O evangelho de Mateus, escrito cerca de uma década depois de Marcos, amplia a história de Jesus, apresentando, de início, narrativas relativas à concepção, nascimento e infância de Jesus, bem como, na parte final, narrativas de aparições do Ressuscitado, após o encontro do túmulo vazio. Este esquema é também adotado por Lucas.
Contudo, Lucas, de maneira original, começa seu evangelho com os anúncios das concepções de João, feitos a Zacarias, esposo de Isabel, e de Jesus, feito a Maria, apresentando, em seguida, as narrativas do nascimento dos dois. Com esta aproximação dos dois meninos, desde suas origens, Lucas procura acentuar, de maneira convincente, a íntima relação entre as missões proféticas de João e de Jesus. Esta relação é reafirmada pelos quatro evangelistas, no encontro de Jesus com João Batista, com a recepção de seu batismo, seguindo-se o início do ministério de Jesus, cujo anúncio da chegada do Reino e apelo à conversão assemelham-se aos do Batista. No Segundo Testamento, depois do nome de Pedro, o nome de João Batista é o que mais aparece nos textos, ultrapassando muito as demais ocorrências dos nomes dos próprios apóstolos.
Zacarias era sacerdote do Templo de Jerusalém. João, filho único, deveria receber o nome do pai, bem como manter a sua linhagem sacerdotal hereditária. Contudo, conforme o anúncio do anjo, o nome que lhe dão é João. Um nome diferente que já prenuncia a ruptura com o sacerdócio e com o Templo de Jerusalém. João atuará como profeta, nas regiões desérticas da Judeia, longe de Jerusalém. Chamado desde o seio materno para sua missão profética, João foi associado ao servo do livro de Isaías (Is 49, 1-6). Ele abre os horizontes para a missão universal de Jesus, sem fronteiras nacionalistas ou raciais. João se caracteriza pelo seu batismo de conversão (At 13,22-26). É a conversão à justiça, pelo que o pecado é superado. Jesus, assumindo em si todos os valores humanos, proclama a conversão à justiça como o caminho para ingresso no Reino de Deus, já presente entre nós. É o mundo novo, revestido de imortalidade e eternidade, no amor e na misericórdia." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
 

2- Meditação (Caminho)

No nascimento de João Batista reconhecemos que Deus cumpre a sua promessa. Deus cumpre o que promete. Também Zacarias, Isabel, Maria e os vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção do menino, se alegram por tão grande maravilha e bendizem a Deus por sua fidelidade. E a mão do Senhor estava com João Batista.
Podemos então nos perguntar: Também acredito que Deus realiza maravilhas em minha vida? Por quais motivos hoje desejo celebrar e render graças a Deus, recordando a sua misericórdia e fidelidade em minha vida? Reconheço que a mão do Senhor me acompanha? 
 

3- Oração (Vida)

Rezemos o Cântico de Zacarias (Lc 1,68-79) que nos narra a ação de Deus e a missão de João Batista.

Bendito o Senhor, Deus de Israel,
porque se preocupou em resgatar seu povo.
Suscitou-nos uma eminência salvadora
na Casa de Davi, seu servo,
como havia prometido desde tempos antigos
por boca de seus santos profetas:
salvação diante de nossos inimigos,
do poder de quantos nos odeiam,
tratando com lealdade nossos pais,
e recordando sua aliança sagrada,
aquilo que jurou a nosso pai Abraão,
que nos concederia,
libertados do poder inimigo,
servi-lo sem temor em sua presença,
com santidade e justiça por toda a vida.
E a ti, menino, te chamarão profeta do Altíssimo,
pois caminharás à frente do Senhor
preparando-lhe o caminho;
anunciando a seu povo a salvação
pelo perdão dos pecados.
Pela entranhável misericórdia do nosso Deus,
nos visitará do alto um amanhecer
que ilumina os que habitam em trevas
e em sombras de morte,
que encaminha nossos passos por um caminho de paz. 
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática? 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Comentário

O que Deus promete ele o cumpre
Na releitura cristã da Escritura, em todo o Novo Testamento predomina o esquema promessa–cumprimento. O que Deus promete ele o cumpre. É o caso do evangelho da festa de hoje. Os vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção e no nascimento de João Batista e se alegram por Isabel, pois o Senhor a tinha tirado do opróbrio. Essa alegria havia sido objeto de promessa, quando o anjo anunciou o nascimento de João a Zacarias, no Templo de Jerusalém. Outro aspecto é a mudez de Zacarias e o nome imposto ao menino pelo mensageiro celeste, uma forma de revelar sua eleição divina. A mudez de Zacarias é consequência de sua incredulidade e, ao mesmo tempo, sinal da intervenção de Deus. A língua de Zacarias se soltará quando da realização da promessa. O acordo entre Isabel e Zacarias sobre o nome do menino realiza a promessa e indica que o nome “João” (= Deus concedeu a sua graça) é de origem divina. Recebendo essa revelação como Palavra de Deus, a boca de Zacarias se abre e sua língua se solta para bendizer a Deus. A palavra dada ao ser humano como dom cumpre a sua função de comunicação na medida em que ele bendiz a Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Senhor Jesus, que a figura de João Batista inspire minha tarefa de preparar os corações para receber-te.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário