segunda-feira, 22 de junho de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 22/06


Não julgueis, e não sereis julgados - Mt 7,1-5

Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: “Deixa-me tirar o cisco do teu olho”, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Iniciamos uma nova semana acolhendo a Palavra de Deus. E somos convidados pelo Senhor a vivermos duas de suas exortações: não julgar os outros e combater a hipocrisia. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém. 
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Onde percebo que o julgamento e a hipocrisia estão presentes? Qual é o caminho apontado por Jesus?
"Ao longo do Sermão da Montanha são abordados vários aspectos característicos do Reino dos Céus: a responsabilidade dos discípulos, os pontos fundamentais que Jesus inova em relação à antiga Lei, a intimidade com o Pai, o desapego das riquezas. Agora as palavras de Jesus se constituem em orientação e norma para o harmonioso convívio comunitário. A rejeição do 'julgar' se refere ao julgamento condenatório, que deve ser descartado. O convívio humano comporta discernimento e avaliações. Porém, quem faz um julgamento condenatório está condenando a si mesmo. Neste sentido é feita a comparação baseada em antigas normas de contratos comerciais de troca de cereais: a mesma medida deve ser aplicada a ambas as partes. O hábito de criticar com frequência oculta a fuga de uma autoavaliação. A crítica exacerbada ofusca a lucidez. A autocrítica sincera leva à humildade e à misericórdia para com os outros. A qualificação 'hipócrita' pode sugerir que o texto teria sido originalmente dirigido aos fariseus, sendo depois aplicado à comunidade. Na humildade, na acolhida e na valorização do irmão constrói-se a comunidade viva e aberta que transforma o mundo." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas) 
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Qual é o caminho para o não julgamento dos outros? E para combater a hipocrisia? O que leva o ser humano a agir com julgamentos e hipocrisia? Qual é o apelo que o Senhor me convida a viver? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim? 
 

3- Oração (Vida)

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A ele entregamos a nossa vida e esta nova semana. A ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Pedimos que o Espírito Santo transforme o nosso coração: Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração, cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo, e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém. (Papa Paulo VI)
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

O que me proponho a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


 Comentário
Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo
Há no evangelho de hoje duas exortações: a primeira de não julgar os outros e a segunda contra a hipocrisia. O juízo contra os outros é uma forma de rotular a pessoa e petrificá-la numa imagem irreversível, isto é, sem oferecer-lhe nenhuma possibilidade de defesa ou de mudança. Julgar os outros significa também condená-los. No evangelho de João, no diálogo de Jesus com Nicodemos, encontramos a oposição entre julgar e salvar: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,17). A escatologia deve iluminar a vida presente do discípulo e orientar o seu comportamento. A segunda exortação diz respeito à hipocrisia, que é caracterizada nestes termos: alguém vê um pequeno defeito na vida do irmão e esse pequeno defeito passa a ser a sua maior ocupação. No entanto, por causa da própria cegueira a pessoa não reconhece a gravidade da sua situação, nem faz qualquer esforço para eliminá-la. Na controvérsia com os fariseus, Jesus faz essa declaração contundente: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas dizeis: nós vemos! Vosso pecado permanece” (Jo 9,41). No ditado popular dizemos: “Cegueira maior tem aquele que não quer ver”.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário