sexta-feira, 12 de junho de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 12/06

    

Sagrado Coração de Jesus - Jo 19,31-37

Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. Chegando a Jesus viram que já estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. (Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis.) Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E um outro texto da Escritura diz: "Olharão para aquele que transpassaram".

 
Leitura Orante

Oração Inicial

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Do lado aberto de Cristo jorraram sangue e água, expressões do amor e da vida nova no Espírito. Que a escuta e meditação da Palavra torne o nosso coração semelhante ao coração do Senhor Jesus.
Rezemos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém. 
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto em si? Qual é o contexto da narrativa? Quais expressões chamaram sua atenção durante a leitura?
"As narrativas da Paixão se diversificam nos evangelhos, trazendo a marca de cada evangelista. Segundo João, Jesus é crucificado na véspera ('preparação') da Páscoa, que naquele ano coincidiu com o sábado. Com hipocrisia, para que a solenidade da Páscoa não fosse profanada pelos mortos, os judeus se preocupam em retirar das cruzes Jesus e os outros dois.
Era comum os crucificados se sustentarem sobre o apoio dos pés na ânsia de evitar a morte. Os romanos só os retirariam mortos; assim, os judeus pedem que lhes quebrem as pernas para acelerar sua morte. A Jesus, já encontraram morto, porém um soldado golpeia seu lado com uma lança, saindo sangue e água. No sangue temos a expressão do amor de Jesus, que se doou sem limites, e na água temos a expressão da origem da vida nova no Espírito de amor, doado por Jesus." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas) 
 

2- Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim, hoje? Como acolho a entrega de Jesus na cruz?

 

3- Oração (Vida)

Entreguemos ao Coração de Jesus as realidades que vivemos, as necessidades de nossas famílias, as dores e sofrimentos que ferem o coração das pessoas, os namorados, os idosos, os desempregados...

Jesus, divino Mestre, eu louvo e agradeço o vosso Coração porque entregastes vossa vida por mim. O vosso sangue, as vossas chagas, os flagelos, os espinhos, a cruz e a cabeça inclinada me dizem ao coração: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu amigo". O Pastor morreu para dar a vida às suas ovelhas. Eu também quero dar minha vida por vós! Que sempre e em tudo possais dispor de mim, para vossa maior glória. E que eu possa dizer sempre: "Seja feita a vossa vontade". Que em meu coração cresça, cada vez mais, o amor por vós e pelo próximo. Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao vosso. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho viver no dia de hoje? 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Comentário

Da morte de Jesus Cristo brota a vida para todos
A cena do trecho do evangelho de hoje tem forte conotação simbólica que exprime o significado da morte de Jesus. Segundo Dt 21,22-23, o cadáver de um condenado suspenso na cruz não poderia permanecer assim durante a noite, pois contaminaria a terra santa. Com essa observação é dito o escândalo da cruz de Cristo, “loucura para os que se perdem” (1Cor 1,18). Transpassado pela lança do soldado, do seu lado aberto jorram sangue e água. Para nós, leitores do evangelho, esse fato, baseado numa testemunha ocular, é sinal, isto é, através da fé é desvelado o mistério profundo de Cristo e os seus efeitos para toda a humanidade. Do lado aberto de Jesus Cristo crucificado brotam os sacramentos da Igreja: a eucaristia e o batismo. Através dos sacramentos o Senhor continua presente e atuante na vida do seu povo. O cordeiro pascal imolado e suspenso no madeiro da cruz se oferece ao olhar, isto é, à compreensão profunda do mistério de Cristo em vista da fé, de uma adesão pessoal e incondicional à sua pessoa. Da morte de Jesus Cristo brota a vida para todos.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Senhor Jesus, que a água e o sangue, jorrados de teu coração transpassado, revigorem o amor e a fidelidade que estão no meu coração.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário