quinta-feira, 4 de junho de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 04/06


Solenidade de Corpus Christi - Mc 14,12-16.22-26

No primeiro dia dos Pães sem fermento, quando se sacrificava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?”. Jesus enviou então dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: "Ide à cidade. Um homem carregando uma bilha de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: 'O Mestre manda perguntar: Onde está a sala em que posso comer a ceia pascal com os meus discípulos?'. Ele, então, vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada. Lá fareis os preparativos para nós!" Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como ele tinha dito e prepararam a ceia pascal. Enquanto estavam comendo, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Depois, pegou o cálice, deu graças, passou-o a eles, e todos beberam. E disse-lhes: “Este é o meu sangue da nova Aliança, que é derramado por muitos. Em verdade, não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. Depois de cantarem o salmo, saíram para o Monte das Oliveiras.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Celebramos hoje a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Celebremos este dia com fé, voltando o nosso coração e a nossa vida ao Senhor presente na Eucaristia. E pedimos: Jesus Mestre, creio com viva fé que estais presente na Palavra e na Eucaristia, que estais presente, junto de mim, para indicar-me o caminho que leva ao Pai. Iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produz em mim frutos de vida. Amém.  
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? O que significa o gesto de Jesus de tomar o pão, pronunciar a bênção e partir entre os discípulos? Como entendo as palavras de Jesus: "Este é o meu sangue da nova Aliança, que é derramado por muitos?
"A celebração do Corpo e Sangue de Cristo é uma retomada da última ceia de Jesus com os discípulos, já celebrada na semana santa. Os momentos de festa e comemoração são celebrados, na alegria, com uma refeição. Assim a ceia de Jesus, na qual ele se apresenta como o pão que dá a vida e o vinho que alegra a todos. Descartando a manducação do cordeiro pascal, Jesus inaugura uma nova celebração, a celebração do banquete do Reino de Deus. É a Eucaristia, a celebração da comunidade viva, animada pelo Espírito, em comunhão com Jesus, empenhada em cumprir a vontade do Pai, que é vida para todos. (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas) 
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual é a importância da Celebração de hoje para minha vida?
(...) "Além da fome física, o homem sente outro tipo de fome, uma fome que não pode ser saciada com o alimento comum. Trata-se da fome de vida, fome de amor, fome de eternidade. E o sinal do maná — como toda a experiência do êxodo — continha em si também esta dimensão: era figura de um alimento que satisfaz esta fome profunda que o homem sente. Jesus concede-nos este alimento, aliás, Ele mesmo é o pão vivo que dá vida ao mundo (cf. Jo 6, 51). O seu Corpo é o verdadeiro alimento, sob a espécie do pão; o seu Sangue é a verdadeira bebida, sob a espécie do vinho. Não se trata de um simples alimento com o qual saciar os nossos corpos, como no caso do maná; o Corpo de Cristo é o pão dos últimos tempos, capaz de dar vida, e vida eterna, porque a substância deste pão é o Amor. Na Eucaristia comunica-se o amor do Senhor por nós: um amor tão grandioso que nos nutre com Ele mesmo; um Amor gratuito, sempre à disposição de cada pessoa faminta e necessitada de regenerar as próprias forças. Viver a experiência da fé significa deixar-se alimentar pelo Senhor e construir a própria existência não sobre os bens materiais, mas sobre a realidade que não perece; os dons de Deus, a sua Palavra e o seu Corpo.(...) Trecho da Homilia do Papa Francisco na Solenidade de Corpus Christi, 2014, disponível na íntegra em http://w2.vatican.va 
 

3- Oração (Vida)

Agradeçamos ao Senhor que se dá em alimento para saciar a fome mais profunda do ser humano, a fome de vida plena.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito? 
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Comentário

A última ceia de Jesus com os seus discípulos
Estamos em pleno relato da paixão de Jesus. Jesus cumpre plenamente, junto com os seus discípulos, as prescrições para a celebração da Páscoa. Tomar, abençoar, partir são termos utilizados na oração judaica sobre a mesa. Trata-se da última ceia de Jesus com os seus discípulos, uma ceia de adeus. Na ceia pascal, fazia-se a memória de tudo o que Deus havia feito pelo seu povo, tirando-o do país da servidão para conduzi-lo à terra da promessa. Efetivamente, não era uma noite como outra qualquer, nem uma ceia como a de todo dia. Pois aquela comida era para caminhar rumo à terra prometida. Para Jesus, no entanto, esta última ceia é a refeição para os seus últimos passos, para sua entrega definitiva nas mãos do Pai, por amor a toda a humanidade; era a ceia de sua Páscoa definitiva. No relato de Marcos, as palavras de Jesus sobre o pão e o cálice, sobre partir o pão e a passagem do único cálice são interpretadas por ele na perspectiva da sua morte, e se referem ao seu corpo e ao seu sangue. As palavras de Jesus sobre o cálice abrem os discípulos para o futuro: a refeição presente é figura da refeição escatológica, no Reino de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Senhor Jesus, possa a Eucaristia recordar-me sempre que pertenço ao povo redimido por ti e a caminho da casa do Pai.


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário