domingo, 14 de junho de 2015

Evangelho do Dia - O Reino de Deus é como a semente.

Ano B - DIA 14/06

    

As parábolas de Jesus - Mc 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou. Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Celebramos na liturgia o 11º Domingo do Tempo Comum. As parábolas da semente e do grão de mostarda nos ajudam a compreender a dinâmica do Reino de Deus e renovam em nós a esperança no Deus da vida.
Rezemos: Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.  
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as parábolas utilizadas por Jesus para falar do Reino? Por que Jesus se utiliza das parábolas para anunciar a palavra?
"Chama a atenção nas narrativas dos evangelhos a abundância de parábolas atribuídas a Jesus. As parábolas pertencem ao gênero da sabedoria e, a partir de situações comuns de vida, permitem que seja extraído um ensinamento ou uma motivação à ação. Particularmente, servem também para ilustrar os mistérios de Deus. Pela simplicidade das imagens usadas por elas, as parábolas têm um sentido didático de favorecer a compreensão da revelação de Deus. As parábolas utilizadas por Jesus, com um determinado sentido original, frequentemente foram, pelo processo histórico de transmissão, adaptadas às novas situações das comunidades.
Estas duas parábolas do evangelho de hoje são um estímulo e um fortalecimento da esperança nas comunidades. O lavrador aplica-se com esforços na semeadura e no cultivo de sua plantação. Porém, a vida que se desenvolve a partir da semente é obra de Deus. E uma insignificante semente já tem em si certa grandiosidade que é revelada com o decorrer do tempo. (...) O projeto de Jesus parece frágil diante dos poderes deste mundo. Contudo, o desabrochar e o crescimento deste projeto é a obra de Deus que não será tolhida por ninguém." (...) (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas) 
 

2- Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto me fala? O que dizem as parábolas para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem proporciona conhecer? Qual é o traço de Jesus que a Palavra me revela? O que Jesus me pede hoje?

 

3- Oração (Vida)

Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida.
Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.
Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola.
Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus.
Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só.
Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte pelo empenho em favor da vida. Amém. (São João Paulo II) 
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Comentário

As parábolas do Reino
Confiança e coragem são os temas da liturgia da palavra deste domingo. Essas duas atitudes são fundamentais para levarmos a bom termo nossa vocação cristã e a missão que o Senhor nos confia. Ezequiel exerceu o seu ministério de profeta durante o exílio, no século VI a.C. Ele foi com os deportados para a Babilônia. Essa experiência, tida como um grande buraco negro da história de Israel, ameaçou profundamente a esperança de Israel e a sua confiança em Deus. A missão de Ezequiel foi a de ressuscitar a esperança e a confiança no povo exilado. A imagem do broto de cedro, que depois se torna um cedro gigante e serve de abrigo aos pássaros, visa mostrar que Deus é capaz de transformar profundamente a realidade; ele é capaz de transformar o que parece bem estabelecido, pois, para ele, “nada é impossível” (Lc 1,37). Quem confia em Deus pode ter a certeza de vencer as adversidades da vida, as dificuldades e as experiências dolorosas. Mas para isso é preciso humildade e docilidade; é necessário deixar Deus agir e esperar confiante. No trecho do evangelho de hoje, temos duas parábolas do Reino. O Reino de Deus não se circunscreve a nenhuma definição. Haverá sempre algo a dizer e a compreender dele. Por isso, a melhor forma de dizê-lo e de fazer entrar no seu mistério é a parábola. A primeira delas, própria a Marcos, apresenta que o Reino de Deus exige uma dupla atitude: empenho e espera. Empenho de semear, de tornar presente no mundo a realidade do mistério do Reino de Deus presente e revelado em Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, o dinamismo do Reino de Deus exige perseverança na espera paciente, pois a semente plantada na terra possui o dinamismo do seu próprio crescimento, o que só acontece no curso próprio do tempo, em meio às vicissitudes da história humana. O Reino de Deus não nasce já grande e vistoso. A parábola do grão de mostarda ilustra esse contraste entre a pequenez da semente e o que ela se torna, a maior de todas as hortaliças. Para o ouvinte, a parábola é um convite à confiança e à esperança, e a entrar no dinamismo próprio do Reino de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, dá-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário