quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - Ai de vós...

Ano B - DIA 15/10

    

Ai de vós... - Lc 11,47-54

“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e a alguns, eles matarão ou perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu vos digo: esta geração terá de prestar conta disso. Ai de vós, doutores da Lei, porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Senhor Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossas vidas e de toda a humanidade que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos “ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos” (Is 50, 4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração e tenhamos a coragem de mudar o que precisa ser mudado em nossa vida.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto em si? Qual é o contexto da narrativa? Qual é a comunicação de Jesus aos seus discípulos e aos ouvintes? Quais palavras chamaram a sua atenção durante a leitura?
"À mesa de um fariseu, Jesus dirige sete advertências à prática religiosa dos chefes religiosos. No texto de hoje, temos as duas últimas delas. Jesus relembra que os profetas, na história, foram mortos pelos pais desses chefes religiosos. No Judaísmo, a autoridade máxima era o sumo sacerdote do Templo de Jerusalém, e apenas ele podia falar em nome de Deus, reprimindo e exterminando qualquer voz profética que se pronunciasse contra o Templo. Os escribas, por sua vez, como intérpretes oficiais da Lei, com falsa doutrina, confundiam e desorientavam os fiéis que buscavam a Deus.
Como se confirmassem tudo que Jesus denunciou, quando ele saiu, os escribas e os fariseus começaram a persegui-lo, procurando pretexto para eliminá-lo." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim, hoje? Qual é o apelo que a Palavra me faz? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela está me pedindo?
"A Deus se chega pelo caminho do amor e da misericórdia, não pela prática minuciosa da Lei. A submissão à Lei não elimina, necessariamente, o egoísmo. A prática dos ditames da Lei pode ser um gesto periférico, sem profundidade. Já o amor só é possível se o fiel superar as barreiras do egoísmo e se deixar afetar pelo próximo necessitado. Deus entra em sua vida pela mesma porta pela qual o próximo entra. Aliás, Deus entra com o próximo. Se o próximo não entra, Deus também fica de fora." (Reflexão de Jaldemir Vitório, SJ, em ‘Dia a dia nos passos de Jesus’, Paulinas Editora).

3- Oração (Vida)

Agradeça pela riqueza da Palavra de Deus e pelos ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça pelos convites, apelos, desafios que o Senhor te convida a viver neste dia.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

Criticas aos fariseus e doutores da Lei
Continua a crítica, quase uma lamentação introduzida pela fórmula “ai de vós”, aos fariseus e aos doutores da Lei. Os profetas eram tidos como “homens de Deus”. A dificuldade e a resistência de aceitar e acolher sua mensagem e reconhecer nela a Palavra de Deus têm uma longa e dramática história em Israel. Os profetas, homens portadores da Palavra de Deus, que falavam inspirados por Deus, suscitavam a esperança, denunciavam os crimes e infidelidades do povo e de seus governantes, quando esses se esqueciam da Aliança, e, também, os pecados das “nações” quando essas ameaçavam a existência do povo eleito de Deus. Eles foram perseguidos por seu próprio povo. Há uma postura diante das Escrituras que faz dos doutores da Lei intérpretes autorizados da Palavra de Deus, coniventes com a morte dos profetas. A pretensão de possuir todo o conhecimento da Escritura os impede de escutar a Deus. Mas se Jesus fala dos profetas do passado, ele aponta, ao mesmo tempo, para o seu próprio destino, pois, como profeta, ele terá a sorte dos profetas.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?

Nenhum comentário:

Postar um comentário