sábado, 3 de outubro de 2015

Evangelho do Dia.


Vossos nomes estão escritos nos céus! - Lc 10,17-24

Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome”. Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus". Naquele mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: “Felizes os olhos que veem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram”.
LEITURA ORANTE

ORAÇÃO INICIAL

Colocamo-nos hoje na comunidade dos discípulos de Jesus que retornam da missão e se alegram pelas obras que foram realizadas em nome do Senhor. Jesus então os orienta para não se deixarem enganar pelo sucesso, mas perseverarem nos valores do Reino. Acolhamos os ensinamentos do Mestre em nossa vida. Que Ele nos oriente ao longo do dia.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto. Repita as palavras ou frases que mais chamaram a sua atenção durante a leitura. Por quais motivos Jesus eleva ao Pai a sua prece de louvor? Faça memória de outras citações bíblicas que apresentam a missão dos discípulos. 
"Os discípulos voltam com grande alegria pela missão bem-sucedida na Samaria. Porém, maior do que esta alegria é alegria de ter seu nome gravado nos céus, o que significa a comunhão de amor e vida com Deus.
O Reino é o espaço de convívio dos pequeninos, que, conhecedores de seus limites e de sua fragilidade, se solidarizam com os irmãos no serviço recíproco e empenham-se em resgatar e promover a vida neste mundo.
Presenciar e estar envolvido no projeto do Reino de Deus é uma bem-aventurança. A partir da encarnação, o mundo é renovado. A humanidade, assumida em Jesus, é resgatada em sua dignidade e é revestida de eternidade." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

"A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Experimentam-na os setenta e dois discípulos, que voltam da missão cheios de alegria (cf. Lc 10, 17). Vive-a Jesus, que exulta de alegria no Espírito Santo e louva o Pai, porque a sua revelação chega aos pobre e aos pequeninos (cf. Lc 10, 21). Sentem-na, cheios de admiração, os primeiros que se convertem no Pentecostes, ao ouvir "cada um na sua própria língua" (At 2, 6) a pregação dos Apóstolos. Esta alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está a frutificar. Mas contém sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, sempre mais além." (Evangelli Gaudium, 21)

3- ORAÇÃO (VIDA)

Ouvimos Deus que nos falou em sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico me inspira a dizer a Deus? 
Conclua com a oração composta por São João Paulo II: Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O que me proponho a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora?

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário