O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer - Lc 12,8-12
Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me renegar diante do povo será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL
O Evangelho de hoje segue com as orientações de Jesus aos seus discípulos. É preciso que eles enfrentem as dificuldades que surgirem na realização da missão sem perderem a confiança, pois nessa hora o Espírito Santo os orientará quanto ao que devem dizer. Rezemos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)
O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Quais são as orientações dadas por Jesus? O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada? De que forma o Espírito Santo se faz presente na vida dos discípulos? "Prevenindo os discípulos contra a doutrina dos fariseus, Jesus dá continuidade à sua fala. Declarar-se por Jesus diante do povo significa assumir a tarefa de testemunhar o seu amor libertador e vivificante. Este testemunho implica a inserção na comunidade de discípulos, onde se vive o amor fraterno e o serviço. A comunidade missionária é chamada a dar o testemunho diante de todo o povo e ao mundo. A blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição do próprio perdão e do dom da vida eterna por Deus. Os chefes religiosos de Jerusalém, ao dizerem que Jesus estava possuído por um espírito impuro, blasfemavam contra o Espírito Santo manifesto em Jesus. Na cegueira do amor ao poder e ao dinheiro perde-se o amor, a paz e a própria vida. A comunidade em missão estará sujeita a perseguições e prisões que advirão. As provações de Jesus são também, ao longo do tempo, as provações dos discípulos. Os verdadeiros discípulos, conduzidos pelo Espírito Santo, são aqueles que deixam tudo e anunciam, empenhando-se na libertação dos oprimidos e no serviço à vida a ser levada à sua plenitude." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)
O que o texto me fala? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela está me pedindo? As orientações de Jesus aos seus discípulos são também para mim? Permita alguns instantes de silêncio para que o Senhor fale ao seu coração.
3- ORAÇÃO (VIDA)
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém. (Paulo VI)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)
Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
............... Créditos: Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora Ilustração: Osmar Koxne Leit
Nenhum comentário:
Postar um comentário