quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - O Reino de Deus está próximo de vós

Ano B - DIA 01/10

O Reino de Deus está próximo de vós - Lc 10,1-12

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’. Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!' Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade.

 
Leitura Orante

Oração Inicial

Iniciamos o mês de outubro, o Mês das Missões, trazendo à memória santa Teresinha do Menino Jesus, a Padroeira das Missões e, segundo o papa Pio X “a maior santa dos tempos modernos". Sintamo-nos, hoje, enviados em missão, como discípulos missionários a exemplo dos "setenta e dois enviados", para anunciarmos o Reino de Deus e proclamarmos a paz em nossa família, no trabalho, nos espaços em que nos encontrarmos ao longo do dia.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto em si? A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Com qual motivação Jesus envia os 72? Qual realidade os enviados precisam ter presente? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?
"Com esse texto, Lucas desenvolve um pouco mais as instruções para os missionários que já foram apresentadas no envio dos 12 (Lc 9, 1-6). Agora trata-se do envio dos 72 em missão nos territórios dos gentios. Está aumentando o número de trabalhadores para a colheita. Lucas é o único a mencionar esse envio dos 72. Como Lucas tem uma perspectiva universalista, percebe-se que ele quer registrar a abrangência maior do movimento de Jesus, não restrito ao universo do judaísmo" (reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

"Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu 'em saída'. (...) Narra, o evangelista, que o Senhor enviou, dois a dois, os 72 discípulos a anunciar, nas cidades e aldeias, que o Reino de Deus estava próximo, preparando assim as pessoas para o encontro com Jesus. Cumprida esta missão de anúncio, os discípulos regressaram cheios de alegria: a alegria é um traço dominante desta primeira e inesquecível experiência missionária. O Mestre divino disse-lhes: 'Não vos alegreis, porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu. Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo e disse: 'Bendigo-te, ó Pai'. Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que estais a ver' (Lc 10, 20-21.23)." https://w2.vatican.va
 

3- Oração (Vida)

Agradeçamos ao Senhor por sua Palavra. Rezemos nas intenções dos missionários espalhados pelo mundo.
Oração Missionária
"Senhor Jesus, somos teus discípulos, queremos seguir teus passos e pedimos que nos envies como missionários, sustentados e guiados pela força do teu Santo Espírito.
Que a tua graça, Senhor, se manifeste na nossa fraqueza, e que nunca deixemos de combater o bom combate da construção do teu Reino de amor, paz e justiça.
Senhor Jesus, concede-nos o dom maior, que é o teu amor derramado em nossos corações e transbordado em nossa vida. Transforma o nosso homem velho interior em construtor da humanidade nova, para a glória do Pai, que faz tudo concorrer para o bem daqueles que O amam.
Por intercessão do grande Apóstolo Paulo, que possamos também, nós, cheios de ardor missionário, anunciar o teu santo Evangelho, fermentando de amor a massa do mundo.
Obrigado, Senhor, pelos imensos dons que de ti recebemos, aumenta a nossa fé, não nos deixes desanimar de lutar, que nunca nos cansemos de amar e dai-nos a graça de perseverar no bem. Tu, que vives com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém" (Oração composta pela Arquidiocese de São Paulo).

4- Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet

...............

Mês das Missões - 2015

O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano, dias 17 e 18).

A missão é servir. Este é o tema da Campanha Missionária de 2015. No site www.pom.org.br,
você encontra os subsídios da Campanha Missionária 2015, como apresentação, oração, reflexão, cartaz, novena e a mensagem do Papa. Acesse e confira um rico material preparado para o mês missionário.
 

Comentário

A universalidade da missão da Igreja
Setenta ou setenta e dois, dependendo do manuscrito, é o número dos enviados. Trata-se de um número cujo significado é simbólico. Baseando-nos em Gênesis 10, que cita ser setenta o número nas nações que compõem a humanidade, podemos dizer que nossa perícope relaciona-se à universalidade da missão da Igreja. Trata-se de colheita, pois o agricultor é Deus (cf. Jo 15,1); é Deus quem faz a boa semente frutificar (cf. Mc 4,26-29). Para essa missão universal é que Jesus dá as orientações. O conteúdo do anúncio é a proximidade do Reino de Deus, anúncio que deve ser feito mesmo em situações adversas. Como o discípulo não é maior que o Mestre, os discípulos enviados devem ter presente a possibilidade de hostilidade, resistência e rejeição da missão cristã. Mas não se paga o mal com o mal, por isso o discípulo é portador da paz, que é dom do Cristo Ressuscitado: “... dizei primeiro: a paz esteja nesta casa”. Na rejeição, não se deixar abater pelo fracasso, pois a segurança e a força vêm do Senhor.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5363#ixzz3nJAl5X5J 

Nenhum comentário:

Postar um comentário