quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - Alegra-te, cheia de graça!

Ano B - DIA 07/10
    

Alegra-te, cheia de graça! - Lc 1,26-38

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Celebramos hoje Nossa Senhora do Rosário. No relato evangélico de Lucas, Maria concebe o Filho de Deus por obra do Espírito Santo. Maria é totalmente impregnada pela presença do Espírito Santo para conceber e gerar o Filho de Deus.
Peçamos que o mesmo Espírito que gerou Jesus no seio de Maria, nos configure cada dia ao Cristo pela escuta e meditação da Palavra: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia em voz alta e pausadamente e procure repetir as palavras que chamaram a sua atenção. Qual é o tema que perpassa o diálogo?
"Na intimidade de uma casa pobre, no pequeno vilarejo de Nazaré, na Galileia, Deus revela seus planos. Com o "sim" da jovem Maria, céus e terra se unem. O humano é elevado ao divino e Deus se faz presente entre os humanos. A ação de Deus é sumamente discreta. As teofanias são coisas dos homens. No evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito dentre os canônicos, Jesus só começa a ser destacado a partir do encontro com os discípulos, no batismo de João. Seu nascimento e as primeiras décadas de vida ocultam-se entre os comuns dos mortais. Assim se dá a ação de Deus, nos homens e mulheres, no mundo, fomentando a vida de diversas maneiras na vida comum, entre todos os povos." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? Como compreendo a missão confiada a Maria de ser mãe do Filho de Deus? Como acolho a ação do Espírito Santo que realiza a obra de Deus em nós? Como entendo o "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" na vida de Maria e na minha vida? O que significa estar disponíveis aos projetos de Deus?

3- Oração (Vida)

Acolhemos hoje o anúncio da nossa redenção. Deus escolheu habitar entre nós. Proclamemos as maravilhas da encarnação de Cristo rezando:
- O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
- E ela concebeu do Espírito Santo.
- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
- E o Verbo divino se fez homem.
- E habitou entre nós.

Ave-Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.
Glória ao Pai...
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

É Deus quem toma a iniciativa na encarnação do seu Filho
Os relatos da infância, no evangelho de Lucas, estão construídos utilizando-se do paralelismo entre João Batista e Jesus. A finalidade é mostrar que Jesus é maior que João Batista: João é o precursor, Jesus o Messias. Um dos elementos desse paralelismo, presente no texto de hoje, é a relação entre o anúncio do nascimento de Jesus e o sexto mês da gravidez de Isabel. É Deus quem toma a iniciativa na encarnação do seu Filho. No entanto, a iniciativa de Deus conta com a adesão livre de Maria. Maria é apresentada como aquela que recebeu o favor de Deus, isto é, aquela que foi especialmente favorecida por Deus. Se a idade avançada de Isabel e Zacarias e a esterilidade de Isabel foram superadas na concepção de João, a virgindade de Maria não será impedimento para a ação do Espírito Santo na concepção de Jesus. Na sua resposta ao mensageiro de Deus, Maria se apresenta como “serva do Senhor”. Nesse sentido, ela se identifica com Ana, mãe de Samuel (1Sm 1,11). É como serva que ela se submete ao desígnio salvífico de Deus. O diálogo de Maria com o mensageiro celeste e a sua disponibilidade a Deus devem inspirar a relação do cristão com Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Senhor Jesus, que a contemplação da concepção imaculada de tua mãe desperte em mim o desejo de romper, definitivamente, com o pecado que maculou a humanidade

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário