sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu.

Ano B - DIA 30/10

    

Curar em dia de sábado - Lc 14,1-6

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?”. Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?”. E eles não foram capazes de responder a isso.

Leitura Orante

Oração Inicial

Em diversos textos bíblicos, encontramo-nos com Jesus, que realiza curas. Também a multidão procura por Jesus para ser curada de inúmeros males que as afligem e para ouvir a sua Palavra. Jesus é o Senhor da vida e deseja que todos vivam com dignidade. Por isso, realiza curas também aos sábados, contrariando a posição dos doutores da Lei e dos fariseus.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe bem o contexto da narrativa: pessoas, lugares, diálogos, situação dos personagens, ações de Jesus, reações... Leia em sua Bíblia outros textos em que Jesus realiza curas (por exemplo, Lc 4,31-37; Lc 13,10-13, Mt 8,5-13.28-34; Mc 7,31-37; Jo 9,11 etc.). Identifique elementos comuns entre as curas.
"Esta narrativa de Lucas faz parte do ciclo de narrativas de contestação da doutrina e da prática das sinagogas e dos fariseus. Em sinagogas, infringindo o sábado, em Lc 4,31-37, Jesus expulsa o demônio de um homem; em Lc 6,6-11, cura um homem da mão seca; em Lc 13,10-13, cura uma mulher encurvada, e, agora, na casa de um dos chefes dos fariseus, também no sábado, cura um hidrópico. Estas pessoas que Jesus encontra e cura representam os frequentadores das sinagogas e discípulos dos fariseus. São os possuídos e dominados pela ideologia da doutrina tradicional e institucional, paralisados e encurvados sob a sua opressão. Agora, o homem hidrópico, inchado de água, representa o orgulho destes chefes religiosos e seus discípulos que, julgando-se eleitos e santos, desprezam os demais.
As curas realizadas por Jesus exprimem a novidade de sua prática. Ele vai contra as observâncias legais estritas e estreitas que não favorecem a vida. Para o Pai, o que importa é o desabrochar da vida. A lei, bem como todos os processos econômicos e sociais, deve estar a serviço da dignidade e da qualidade de vida para todos." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

As curas que Jesus realiza acontecem no sábado. O dia do sábado recorda-nos que Deus descansou de sua obra e viu que ela era boa. A obra boa é o ser humano vivendo com dignidade, saúde, harmonia; logo, ao curar no sábado, Jesus devolve a dignidade para que todo ser humano possa voltar a ser a obra boa, plena, com sentido no seu viver. A cura que Jesus realiza não atinge somente o físico, mas restaura o ser humano por completo, em todas as suas dimensões.
Podemos, hoje, pensar nas doenças de que somos acometidos, nas dores que carregamos, físicas ou emocionalmente, nos sentimentos sufocados, nas mágoas não perdoadas, nas exigências demasiadas a si mesmo e aos outros... Coloque-se diante de Jesus como o homem que sofre de hidropisia, ou como a mulher encurvada, como o homem da mão seca... Peça a Jesus que restaure as suas forças e a alegria de viver. Que te liberte de todos os bloqueios que te aprisionam e restabeleça, em ti, a saúde.
 

3- Oração (Vida)

Ao Espírito Santo para obter a saúde
Divino Espírito Santo, criador e renovador de todas as coisas, vida da minha vida.
Com Maria Santíssima, eu vos adoro, agradeço e amo.
Vós, que dais vida a todo o universo, conservai em mim a saúde. Livrai-me de todas as doenças e de todo o mal.
Ajudado por vossa graça, quero usar sempre a minha saúde, empregando as minhas forças para a glória de Deus, para o meu próprio bem e para o bem do próximo.
Peço-vos, ainda, que ilumineis, com vossos dons de sabedoria e ciência, os médicos e todos os que se ocupam dos doentes, para que conheçam a verdadeira causa dos males que destroem ou ameaçam a vida, e possam também descobrir e aplicar os remédios mais eficazes, para defender a vida e curá-la.
Virgem Santíssima, Mãe da vida e saúde dos enfermos, sede mediadora nesta minha humilde oração.
Vós que sois a Mãe de Deus e nossa Mãe, intercedei por mim. Amém.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Comentário

Não há onde Deus não esteja ou possa deixar de estar
Jesus é convidado, em diferentes ocasiões, à casa de um fariseu para uma refeição. Jesus não rejeita um convite feito com sinceridade. Não há onde Deus não esteja ou possa deixar de estar. No evangelho de Lucas, há dois outros relatos de refeição na casa de um fariseu (7,36; 11,37). No episódio de hoje, a refeição foi uma ocasião de controvérsia sobre o descanso sabático. É Jesus quem, durante a refeição, toma a iniciativa, ante a doença de um homem que estava diante dele, de pôr a questão aos doutores da Lei e aos fariseus. A questão posta por Jesus visa ao verdadeiro sentido do descanso sabático. A rigidez inflexível na prática dos mandamentos da Lei de Deus torna os interlocutores de Jesus prisioneiros da letra do texto, em detrimento da finalidade última da Lei de Deus. O sábado é dom de Deus para celebrar a vida e o dom da libertação da “casa da escravidão”. A memória desses dois eventos salvíficos deveria, no dia de sábado (cf. Lc 13,16), mover todo fiel israelita à prática da misericórdia (cf. Os 6,6). À alternativa apresentada na pergunta de Jesus, os fariseus e os doutores da Lei silenciam. O silêncio deles é omissão, pois sabem perfeitamente a resposta. Eles resistem a aderir à verdade.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, predispõe-me a manifestar meu amor a quem precisa de mim, sem inventar justificativas para me dispensar desta obrigação urgente.

...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002, e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?

Nenhum comentário:

Postar um comentário