sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - Buscai a reconciliação

Ano B - DIA 23/10



Buscai a reconciliação - Lc 12,54-59

Jesus dizia também às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

A reconciliação é o caminho da liberdade, é a realidade do Reino de Deus acontecendo na nossa vida. Jesus hoje nos convida à reconciliação fraterna e nos mostra quão exigente é este caminho.
Pedimos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o texto e procure perceber o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Quem são os destinatários de sua mensagem? Detenha-se nas palavras que mais chamaram a sua atenção e dedique alguns instantes de silêncio para compreendê-las melhor. Observe que Jesus reforça a urgência e necessidade da reconciliação.
"Na primeira parte desta fala de Jesus, os ouvintes são induzidos a reconhecer os sinais do tempo não apenas no sentido metereológico, mas também no do tempo de sua presença divina e libertadora, instaurando a justiça no mundo. É o tempo da revelação da verdade e do amor de Deus para com todos, homens e mulheres, transformando o mundo. Contudo, tal novidade ainda não é bem entendida. Há incompreensões, distorções e rejeições.
Na segunda parte, temos uma parábola sobre a conveniência da reconciliação. O seu conteúdo não é claro, particularmente a menção ao 'adversário'. A reconciliação aí parece ser conveniente diante do risco de ser condenado a pagar toda a dívida. Tais detalhes sugerem a existência de uma culpa, do que decorre um apelo à conversão.
A reconciliação, em um sentido mais abrangente, consiste também em nos aproximarmos daqueles dos quais temos sido insensíveis e indiferentes, os excluídos e os explorados e empobrecidos, buscando a implantação da justiça no mundo." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Tenha presente outros textos em que Jesus fala da justiça, da relação com os irmãos, da misericórdia, da reconciliação... Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida? Em meu trabalho e meu relacionamento com as pessoas, como vivo as orientações apresentadas por Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em mim? Procure acolher em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus desperta na sua oração.
A reconciliação fraterna é uma necessidade humana e ao mesmo tempo uma condição para quem fez a opção de seguir os passos de Jesus. A reconciliação rompe com a dinâmica presente em nossa sociedade, que considera os outros mais como inimigos do que como irmãos, filhos do mesmo Pai. Por fim, a reconciliação supõe que nosso coração esteja aberto ao amor universal.

3- Oração (Vida)

É a hora do diálogo direto com Deus. Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de buscar a reconciliação e saber dar o perdão sem medidas. Reze pelas famílias que não vivem o amor e o perdão, pelas pessoas que não conseguem perdoar...

4- Contemplação (Vida e Missão)

O encontro com a Palavra, fonte de vida, gera novas relações e recria a comunhão. Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Comentário

Uma profunda e verdadeira conversão
A fé cristã é iluminação. Como tal, ela exige discernimento, ou seja, saber distinguir o que é de Deus do que não é. Os sinais de Deus estão mesclados com outros tantos sinais, por isso a necessidade de uma atitude espiritual que busque compreender o tempo em que se está. Na pessoa mesma de Jesus é que se realiza o “hoje” da salvação. A crítica que Jesus faz, dirigindo-se às multidões, tem como tema a dificuldade dos seus contemporâneos, e dos homens de todos os tempos, de reconhecer a graça do tempo presente, pois os sinais do “novo céu e da nova terra” já irromperam em meio às vicissitudes do tempo pela encarnação do Filho unigênito de Deus e chegarão à luz com o clarão da ressurreição do Senhor. Esse novo tempo, que é preciso discernir e compreender, é tempo de reconciliação; para tal é necessário iniciativa e esforço. É preciso renunciar à hipocrisia, pois o novo tempo, o tempo da salvação, o tempo do testemunho, engaja integralmente o discípulo no testemunho de Cristo. É preciso superar a pura aparência e fazer a passagem do exterior ao interior, ou seja, da aparência ao coração, em vista de uma profunda e verdadeira conversão.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário