quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Evangelho do Dia - "Preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã".

Ano B - DIA 29/10


O caminho de Jesus para o Pai - Lc 13,31-35

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”. Ele disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Na escuta e meditação da Palavra de Deus, nos encontraremos com Jesus em seu caminho para Jerusalém. Enquanto instrui seus discípulos, o Senhor reafirma a sua missão libertadora e nos chama à conversão. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o contexto do diálogo entre os personagens? Destaque as palavras de Jesus e detenha-se nelas por alguns instantes para compreender a sua mensagem.
"Após apresentar a denúncia de Jesus sobre a infidelidade de Israel e a acolhida aos gentios, 'há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos', Lucas insere este diálogo envolvendo alguns fariseus e Jesus. Estes fariseus simulam proteger Jesus das ameaças de Herodes, preposto do império romano, com autoridade sobre a Galileia. Herodes já havia mandado matar João Batista, e Jesus, cuja prática assemelhava-se a de João, estava também ameaçado. A resposta de Jesus é um recado a ser dado a Herodes por estes fariseus, que queriam intimidar Jesus e se ver livres dele. Jesus chama Herodes de raposa (ardiloso, vil, sorrateiro) e, com convicção, afirma seu propósito de continuar sua missão libertadora, que será estendida até Jerusalém. Mais do que a Herodes, Jesus sabe que paira sobre si a ameaça de morte por parte das autoridades religiosas com sede em Jerusalém. Com uma sentença em estilo profético, Jesus faz ainda um apelo à conversão de Jerusalém, caracterizando-a como a cidade que mata os profetas." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

Mesmo com ameaças de morte, Jesus prossegue o seu caminho com convicção, afirmando ao mesmo tempo sua missão libertadora: "... eu expulso demônios e faço curas...". Jesus é o Libertador, que compartilha a vida, as angustias, os sofrimentos, a dor de seu povo. É Nele que também hoje encontraremos a libertação de tudo o que no oprime, para que possamos viver com dignidade. Ele também nos chama à conversão: "Quantas vezes eu quis reunir teus filhos...". Pela escuta e meditação da Palavra, possamos crescer em gestos concretos que promovem a libertação, a justiça e a reconciliação, na comunhão com o próximo e com Deus.
 

3- Oração (Vida)

Reze a letra da canção: 'O Meu Libertador', do CD: 'Mistério, Amor e Sentido'. Em seguida, conclua sua oração entregando ao Senhor a sua vida para que possa ser tocada pelo amor e pela misericórdia do nosso Deus.
Venham ver o meu Libertador: é Jesus de Nazaré.
Ele está nos bairros e nas vilas, anunciando ao povo o seu amor.
Sabe ouvir o grito dos pequenos, para ele todos têm valor.
Não tem medo dos grandes opressores, nem carrega arma em sua mão.
Mas defende os pobres e oprimidos, para todos é Libertação.
Tem muita ternura pela vida, fala de seu Pai com emoção e tanto amor.
Sabe perdoar os inimigos, chora sobre aqueles que não crêem no amor.
Anda no meio da gente, seu jeito cativa multidões
Prega, defende a justiça, seu grito converte corações.
Venham ver o meu Libertador: é Jesus de Nazaré.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou para o seu dia? Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 ...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

A rejeição de Israel à mensagem salvífica de Deus
Por que razão Herodes quereria matar Jesus? O texto não nos diz. Talvez seja uma estratégia dos fariseus para, amedrontando Jesus, dissuadi-lo de continuar o seu caminho para Jerusalém. O que é certo é que para um bom número de fariseus, entre outros, a morte de Jesus seria um benefício para todo o povo e para a religião de Israel. Jesus mesmo exorta os discípulos a não temerem os que matam o corpo (Lc 12,4). Como ele temeria a própria morte? Nenhum tipo de ameaça é capaz de demover Jesus de prosseguir o seu caminho para o Pai. Essa firme decisão está presente já no episódio da sinagoga de Nazaré, quando seus conterrâneos queriam precipitá-lo morro abaixo. Essa rejeição de Israel à mensagem salvífica de Deus vai ser levada a termo na condenação injusta de Jesus e na sua morte na cruz. O que Deus não fez para que Israel acreditasse no seu amor e se sentisse protegida e conduzida por ele? A surpresa de Deus sempre os pegou desprevenidos e desatentos aos sinais de sua presença, por isso, não reconheceram o tempo em que foram visitados.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, predispõe-me, pela força do teu Espírito, a acolher a salvação que teu Filho Jesus me oferece, fazendo-me digno deste dom supremo de tua bondade.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?

Nenhum comentário:

Postar um comentário