quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Evangelho do Dia

Ano B - DIA 08/10


Pedi e vos será dado! - Lc 11,5-13

E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’. O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!"
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor que nos convida a crescermos na fé e a reconhecermos que Deus é um Pai atento e generoso diante das suplicadas de seus filhos.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que o texto diz? Leia-o novamente e repita as palavras que chamaram a sua atenção. Qual é o tema central do texto? Qual é o convite que o Senhor nos faz por meio da parábola? Por que a necessidade da oração?
"Lucas, no seu evangelho, dá grande destaque à oração. Após a narrativa na qual Jesus ensina os discípulos a orar, apresenta uma sugestiva comparação para ilustrar a importância da oração perseverante e contínua. O orante a Deus é comparado a um 'amigo' que vai a outro amigo, em uma hora pouco conveniente, pedir ajuda para atender um terceiro. Graças à sua insistência ele é atendido. Ao 'pedir', 'buscar', 'bater' à porta, sem desistir, se conquistará as coisas boas que são agradáveis a Deus e que desejamos.
Em conclusão temos a comparação, usando contrastes exagerados, com os pais que sabem dar coisas boas a seus filhos e o Pai do céu. O dom maior, que Deus não nos negará e que podemos pedir, é o seu Espírito de Amor, pelo qual entramos em comunhão de vida com nosso próximo e com Deus." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
 

2- Meditação (Caminho)

Com esta parábola, somos convidados a pensar na nossa relação com Deus através da oração. Ela é um elemento importante na vida de cada cristão e na vida da Igreja. O ser humano sente a necessidade da comunhão, do relacionamento com Deus. O Catecismo da Igreja Católica ao falar da oração, sobretudo da oração de intercessão, nos lembra que "é uma oração de pedido que nos conforma de perto com a oração de Jesus. (...) Interceder, pedir em favor de outro, desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus. (...) Na intercessão, aquele que ora 'não procura seus próprios interesses, mas pensa sobretudo nos dos outros' (Fl 2,4) e reza mesmo por aqueles que lhe fazem mal." E ainda: "aprendemos a rezar em certos momentos ouvindo a Palavra do Senhor e participando de seu Mistério pascal, mas é em todos os tempos, nos acontecimentos de cada dia, que seu Espírito nos é oferecido para fazer jorrar a oração." (CIC 2635,2659).

3- Oração (Vida)

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Comentário

Tudo o que é bom, é dom de Deus
A parábola precisa ser interpretada dentro do contexto literário em que ela está inserida, pois, do contrário, estará sujeita às mais variadas interpretações. A parábola de hoje está estritamente ligada ao tema do específico da oração cristã. Ela exemplifica a oração que Jesus ensinou seus discípulos a rezar. Tomada no seu conjunto, a parábola exorta à necessidade de perseverar na súplica por aquilo que é essencial para a vida cristã e humana. Em primeiro lugar, a parábola revela algo de Deus: Deus é muito mais generoso e disponível do que um amigo que socorre o outro ou um pai de família que supre as necessidades dos seus filhos. A perseverança na súplica, requerida do discípulo, é importante, pois somente Deus pode dar aos seus filhos o que realmente eles precisam. Tudo o que é bom, é dom de Deus. A súplica, no entanto, exige a confiança de ser atendido. Mas cabe observar que na súplica a Deus confessamos nossa miséria. É preciso abertura para receber não somente o que pedimos, mas o que Deus tem a nos dar. No entanto, na oração do cristão há uma súplica que se impõe como característica de sua relação filial com Deus e à qual podemos ter a certeza de sermos atendidos: a súplica pelo Espírito Santo.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, que a minha oração seja plena de confiança em ti, pois sei que queres dar-me o que tens de melhor, o Espírito Santo.
 
 ...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário