O verão é uma estação alegre e festiva, com dias ensolarados e quentes, que estimulam as pessoas a praticar esportes ao ar livre e buscar as praias para se divertirem.
Durante a mudança das estações, ocorrem variações na posição do Sol no céu e na inclinação dos raios solares. Por exemplo, uma pessoa que se encontre no hemisfério sul, ao meio-dia do início do verão, estará sentindo um enorme calor em razão de os raios solares chegarem quase perpendiculares ao chão. Se ela olhar ao seu redor, notará que sua sombra não está refletida, pois o sol se acha bem acima de sua cabeça, e sua sombra está projetada abaixo dela.
Chama-se solstício a posição em que a Terra se encontra em 21de dezembro e 21 de junho, havendo, portanto, solstício de verão no hemisfério sul e solstício de inverno no hemisfério norte.
No hemisfério norte, as sombras são enormes, indicando que os raios solares estão chegando pouco inclinados: é o início do inverno.
Durante o verão, o dia amanhece mais cedo e a noite chega mais tarde. Durante os três meses dessa estação, o Sol seguirá vagarosamente para a direção norte a inclinação de seus raios irá diminuir. Passado um ano, será o início de um novo verão.
O verão é uma estação alegre e festiva, com dias ensolarados e quentes, que estimulam as pessoas a praticar esportes ao ar livre e buscar as praias para se divertirem.
Sem o sol, não haveria energia nem mesmo vida na terra. No entanto, os raios solares podem se tornar um cruel inimigo para a saúde, pois podem provocar o câncer de pele. Em razão disso, é preciso que as pessoas se protejam do sol nos horários mais quentes do verão, utilizando protetores solares.
Retirado do livro:'Datas Comemorativas cívicas e históricas', Paulinas Editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário