quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Evangelho do Dia - “Ide contar o que vistes e ouvistes".

Ano B - DIA 16/12

A vinda do Messias - Lc 7,19-23

“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”. Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”. Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.

Comentário

O reconhecimento do Messias esperado
O que Jesus faz e ensina dá testemunho de sua origem divina e de seu messianismo. No entanto, era desconcertante para João Batista, como também para a família de Jesus e seus contemporâneos, compreender o modo de agir e de se comportar de Jesus. O messianismo que Jesus assume, caracterizado pelo serviço e por uma interpretação da Lei desconcertante, fugia de todas as expectativas das correntes messiânicas do seu tempo. Era algo absolutamente novo e surpreendente. É por isso que João tem dúvidas em relação a Jesus e manda os seus discípulos perguntarem a ele se, de fato, era o Messias. A dificuldade de João Batista continuou a ser também a de seus discípulos. Jesus não responde diretamente aos discípulos de João. Apoiado em Is 35,5-6, que ajuda a descrever e compreender o que ele faz, Jesus sugere aos discípulos de João que tirem a própria conclusão e a comuniquem a seu mestre. Jesus crê que o que está acontecendo na sua ação e no seu ensinamento é suficiente para João reconhecer o “hoje” da salvação e Jesus, de fato, como o Messias esperado.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj

 

Oração

Pai, enviaste teu Filho ao mundo, na condição de Messias dos pobres. Que eu saiba reconhecê-lo no gesto simples de solidariedade com os pobres e sofredores.

 

Leitura

Is 45,6b-8.18.21b-25
 

Salmo

A salvação está próxima de quem teme o Senhor. Sl 85(84)

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário