terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Evangelho do Dia - Eis aqui a serva do Senhor!

Ano C - DIA 08/12

Eis aqui a serva do Senhor! - Lc 1,26-38

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo! Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: "Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus”. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Com a Solenidade da Imaculada Conceição, a Igreja abre o Ano Jubilar da Misericórdia. Maria, por sua entrega e disponibilidade a Deus, tornou-se a Mãe do Redentor da humanidade. Ela nos acompanhará ao longo deste Ano Santo, para que possamos também nós, experienciarmos em nossa vida o amor e a misericórdia do nosso Deus.
Silenciando interiormente, repita algumas vezes a oração: Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente. O que diz o texto em si? Qual é o contexto da narrativa? Qual é a comunicação que o Anjo dirige a Maria? Como Maria acolhe o anúncio do Anjo? Destaque outros elementos presentes no texto que chamaram a sua atenção durante a leitura.
O texto de hoje faz parte dos relatos da infância de Jesus. No sexto mês de concepção de João Batista, o anjo Gabriel, mensageiro de Deus, é enviado para levar a notícia de que a libertação já se aproximava. A destinatária da mensagem é Maria, uma jovem de Nazaré, pequena cidade da Galiléia, prometida em casamento a José, descendente de Davi.
A saudação do anjo dirigida a Maria é um convite a alegrar-se porque o Senhor está presente. O "cheia de graça" expressa a vocação de Maria, escolhida para participar plenamente da graça de Cristo. A confirmação de que "o Senhor está contigo" significa que é o Senhor quem realizará a sua obra por meio de Maria e que a ela foi confiada uma missão especial.
Maria ficou perturbada com as palavras do anjo. Ela reconhece a sua pequenez diante da grande missão que lhe é confiada: ser a mãe do Messias. Maria concebeu Jesus virginalmente, por obra do Espírito Santo. O poder do Altíssimo a cobriu com sua sombra e Jesus foi chamado Filho de Deus.
Por fim, Maria reconhece que toda a obra que está por realizar-se em seu seio é de Deus e coloca-se como serva.
 

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Como compreendo a missão confiada a Maria de ser mãe do Filho de Deus? Como entendo o "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" na vida de Maria e na minha vida? O que significa ser disponível ao projeto de Deus?

3- Oração (Vida)

Ó Mãe de Deus, protegei-nos, como cuidastes de vosso Filho Jesus. Nós nos colocamos sob vosso cuidado porque também vós sois nossa Mãe. Como o discípulo aos pés da cruz, nós queremos vos levar conosco para nossa casa e para nossa vida.
Ó Virgem Imaculada, olhai com amor materno os pobres e humilhados, os presos e enfermos, e todos que confiamos em vós para que não percamos a esperança e o sentido da vida.
Rogai pelos pecadores para que se convertam à mensagem de vosso Filho e creiam em seu amor e aceitem seu perdão. Assisti os agonizantes na hora extrema da morte e conduzi-nos a Jesus, agora e para a eternidade. Amém. (Do livro: 'Maria da nossa fé', Paulinas Editora).
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?

Confira mais informações sobre o Jubileu da Misericórdia no site oficial: http://www.iubilaeummisericordiae.va.
 

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 ...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

Imaculada Conceição de Maria
O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Papa Pio IX, em 1854, na bula Ineffabilis Deus, em que ele afirma que “A Virgem Maria (...) foi preservada imune de toda a mancha do pecado original”. No texto do anúncio do nascimento de Jesus a Maria, pelo anjo Gabriel, a jovem de Nazaré é apresentada como aquela que recebeu o favor de Deus. O favor de Deus a Maria é a sua eleição para ser, segundo a carne, mãe do Filho único de Deus. A iniciativa da encarnação do Verbo é de Deus, mas, para ser plenamente humano, Deus conta com o consentimento livre de Maria; e com José, seu esposo, darão existência histórica e humana à Palavra eterna do Pai. Assim como a idade avançada de Zacarias e Isabel e a esterilidade desta não foram impedimento para a concepção de João Batista, do mesmo modo a dificuldade humana da virgindade de Maria será superada pelo poder divino na concepção de Jesus. Na resposta a Deus, Maria se confia plenamente ao Senhor. Nisso ela é modelo do discípulo: mulher que escuta a palavra e a põe em prática. Maria é a mulher totalmente entregue e disponível a Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, plenifica-me com tua graça, como fizeste com Maria, de forma que eu possa ser fiel como ela ao teu desígnio de salvação para a humanidade.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário