quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Evangelho do Dia - "Quem ouve estas minhas palavras..."

Ano B - DIA 03/12


A casa construída sobre a rocha - Mt 7,21.24-27

Nem todo aquele que me diz: “Senhor! Senhor!”, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!

 

Comentário

Que a palavra seja testemunhada na vida de cada discípulos
A comunidade cristã é caracterizada, fundamentalmente, por sua união com Deus, pela escuta da palavra de Jesus Cristo e por viver essa palavra. Nosso texto é o trecho conclusivo do sermão da montanha (Mt 5–7). Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracterizam a vida do discípulo, mas o seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus. A vida cristã é um modo de viver a existência humana sob o dinamismo da palavra e dos ensinamentos de Jesus. O que ameaça a credibilidade da vida cristã é a distância entre a palavra e a vida cotidiana, a cisão entre a fé professada e o empenho tênue ou inexistente de se deixar iluminar pela fé em Deus. “Ouvir” é reconhecer que a palavra de Jesus faz sentido e dá sentido a todas as coisas. Para o fiel cristão, a palavra de Jesus contém o mistério do Reino dos Céus que requer, para ser aceito livremente, a pessoa integralmente. É o dinamismo da escuta e prática da Palavra do Senhor que dá solidez à vida de toda a comunidade eclesial. Ouvir somente não basta, é preciso que a palavra se torne carne, isto é, que seja visível e testemunhada na vida de cada membro da comunidade dos discípulos.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Espírito que move a praticar a Palavra, que eu não proclame minha fé só com a boca, e sim, com a plena vivência da vontade do Pai celeste, expressa nas palavras de Jesus.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário