quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Evangelho do Dia - Jesus alimenta a multidão

Ano C - DIA 02/12


Jesus alimenta a multidão - Mt 15,29-37

Partindo dali, Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. Grandes multidões iam até ele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Eles os trouxeram aos pés de Jesus, e ele os curou. A multidão ficou admirada, quando viu mudos falando, aleijados sendo curados, coxos andando e cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. Jesus chamou seus discípulos e disse: “Sinto compaixão dessa multidão. Já faz três dias que estão comigo, e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desfaleçam pelo caminho". Os discípulos disseram: "De onde vamos conseguir, num lugar deserto, tantos pães que possamos saciar tão grande multidão?" Jesus perguntou: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete, e alguns peixinhos". Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os deu aos discípulos, e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
 
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Numerosa multidão foi ao encontro de Jesus para ser curada de suas enfermidades. O Mestre, cheio de compaixão, acolheu a todos, restituiu a saúde aos doentes e os alimentou.
Em nossa oração, peçamos: Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado por ele e me torne mais disponível para ti. Amém.
 

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto em si? Faça uma leitura atenta e detenha-se em alguns elementos presentes na narrativa.
Primeiro, vamos olhar para a grande multidão que procura por Jesus. São doentes, aleijados, coxos, cegos, pessoas que têm necessidade da cura, desejam uma vida com dignidade e sabem que Jesus pode curá-los. Observe que alguns vão sozinhos, outros foram levados e colocados aos pés de Jesus para que ele os curasse. O povo fica maravilhado diante das curas e glorifica o Deus de Israel.
No texto, não passa despercebido o elemento da compaixão. Jesus sente compaixão pela multidão, expresso nas muitas curas, na restituição da saúde e agora também ao dar de comer. Aparece também a preocupação de Jesus para que, ao retornarem para casa, não desfaleçam pelo caminho.
Por fim, a missão dos discípulos. Assim como o Mestre promove e restitui a vida, também os discípulos são chamados a cuidarem do povo, darem de comer, saciar a sua fome, a fim de que todos tenham vida em abundância.
 

2- Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? Silencie e retome os três elementos presentes no texto: ir ao encontro de Jesus e ser curado; o cuidado de Jesus com o povo, para que vivam com dignidade e não pereçam; e a missão que o discípulo, a exemplo de seu Mestre, é convidado assumir. Qual dos três elementos mais chamou a sua atenção? Encontro-me entre a multidão de cegos, aleijados, mudos, doentes...? De qual enfermidade desejo ser curado? Reconheço o Amor e a Misericórdia de Deus em minha vida? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Quais são os gestos que Jesus me convida a viver?
 

3- Oração (Vida)

Ao Senhor, entregamos a nossa vida e este novo dia. A ele, confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor pelos seus ensinamentos.
Conclua com a oração: Jesus Mestre, agradeço pelas luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.
 

4- Contemplação (Vida e Missão)

Como viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor me revelou?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

...............
Créditos:
Referências bíblicas: “Bíblia Sagrada”, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002, e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em “A Bíblia dia a dia 2015”, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 

Comentário

A compaixão move o coração de Jesus
O mar da Galileia e suas margens ocupam um lugar privilegiado na vida pública de Jesus. É um lugar de reunião, de ensinamento, de revelação do mistério do Reino de Deus, uma sinagoga a céu aberto. A montanha evoca o monte Sinai e é lugar da revelação do mistério de Deus e de seu plano salvífico. Além disso, para Jesus a montanha é lugar de ensinamento dos discípulos e das multidões (cf. Mt 5,1-2). Onde quer que Jesus vá, ele é cercado pelas multidões que apresentam a ele todas as suas carências e enfermidades. As enfermidades elencadas em nosso texto e a sua cura feita por Jesus evocam Is 35,5-6, que tem um alcance messiânico. Acolhendo as pessoas e curando os seus males, Jesus se revela como o Messias prometido. Segue-se às curas o segundo relato da multiplicação dos pães. A compaixão move o coração de Jesus. É esse dinamismo divino interno que o levou a entregar-se totalmente à vontade de Deus e a não poupar a própria vida para que todo o povo de Deus, resgatado, pudesse ter a vida em abundância. O relato tem claramente uma conotação eucarística. Toda a vida de Jesus entregue para a salvação do povo de Deus é o verdadeiro alimento espiritual que sustenta o povo da nova aliança que ele reúne.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
 

Oração

Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado por ele e me torne mais disponível para ti.

http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário